INFANTIL - II B

Turma 2024

Momentos da rotina no Primeiro Semestre



Turma 2023

Momentos da rotina no Primeiro Semestre

BRINCAR HEURÍSTICO e construção

O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica criada no Reino Unido, na qual a criança tem a liberdade de tempo e escolha para brincar com elementos da natureza, ou materiais de uso cotidiano, podendo explorá-los livremente, para estimular o imaginário, a criatividade e o desenvolvimento em sua totalidade.

Abaixo podemos observar as crianças combinando brinquedos não estruturados.








EXPRESSÃO E EXPLORAÇÃO ARTÍSTICA COM DIFERENTES MATERIAIS

A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.

Pintura com tinta, esponjas e espumas


                                       

                                        

                                        

                                        

Canetinha e lápis


Tinta e pincel

    
Tinta e escovas de dente



Tinta e cotonetes



Aquarela


Giz de lousa e papel camurça



Tinta cola




Colagem









Massinha



LUDICIDADE e faz de conta


A palavra ludicidade advém de lúdico, derivada do latim “ludos”, que, por sua vez, significa jogo. Brincadeiras e jogos fazem parte da existência humana e eram utilizados e incentivados como meio para o conhecimento, até mesmo na Antiguidade entre os gregos. Embora não esteja presente apenas na fase da infância, a recreação faz com que as crianças aprendam muito.

Assim, quando falamos de ludicidade na educação infantil, não estamos fugindo muito desse conceito. Porém, estamos nos referindo à utilização, por profissionais, da capacidade infantil de transformar tudo em brincadeira e jogo como um instrumento para o desenvolvimento de uma gama de habilidades das crianças, desde as cognitivas às socioemocionais, o que dificilmente se conseguiria de outro modo.












Semana do Brincar (22 a 27 de Maio)




Turma 2021

Retrospectiva do mês de abril


Apresentação da Nossa Turma


Turma 2020

 Lembranças do mês de novembro de 2020


Hora da História – “Tico e os Lobos Maus”


Nossas memórias do mês de outubro de 2020


Sugestão de Qualificação da Rotina das Crianças 


Comunicação com as crianças e suas famíliasNossas lembranças do mês de setembro de 2020


A hora da História

Distanciamento Social… Para aliviar a saudade!!!



Turma 2019

Contação de história: A incrível viagem do barquinho de papel

Circuito em dia de chuva


A casa Sonolenta

  • Atividade entre o Infantil IIB, IIC e IID



 Turma 2018

Combinados da turma

     Dentro da sequenciada “Emoções” confeccionamos os cartazes dos “combinados da turma” onde todos participaram na seleção das figuras e montagem.  Foi uma atividade que as crianças tiveram total autonomia para colagem e montagem das informações. Durante a confecção cada criança mostrou sua figura aos amigos e com suas palavras explicou se podia ou não fazer na sala/e ou os amigos. Após a montagem eles mesmos ficavam por vários momentos explicando e conversando entre si sobre os combinados.

Atividade de socialização com as crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário