Turma 2024
Momentos da rotina no Primeiro Semestre
Turma 2023
Momentos da rotina no Primeiro Semestre
BRINCAR HEURÍSTICO e construção
O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica criada no Reino Unido, na qual a criança tem a liberdade de tempo e escolha para brincar com elementos da natureza, ou materiais de uso cotidiano, podendo explorá-los livremente, para estimular o imaginário, a criatividade e o desenvolvimento em sua totalidade.
Abaixo podemos observar as crianças combinando brinquedos não estruturados.
EXPRESSÃO E EXPLORAÇÃO ARTÍSTICA COM DIFERENTES MATERIAIS
LUDICIDADE e faz de conta
A palavra ludicidade advém de lúdico, derivada do latim “ludos”, que, por sua vez, significa jogo. Brincadeiras e jogos fazem parte da existência humana e eram utilizados e incentivados como meio para o conhecimento, até mesmo na Antiguidade entre os gregos. Embora não esteja presente apenas na fase da infância, a recreação faz com que as crianças aprendam muito.
Assim, quando falamos de ludicidade na educação infantil, não estamos fugindo muito desse conceito. Porém, estamos nos referindo à utilização, por profissionais, da capacidade infantil de transformar tudo em brincadeira e jogo como um instrumento para o desenvolvimento de uma gama de habilidades das crianças, desde as cognitivas às socioemocionais, o que dificilmente se conseguiria de outro modo.
Semana do Brincar (22 a 27 de Maio)
Turma 2021
Retrospectiva do mês de abril
Apresentação da Nossa Turma
Turma 2020
Lembranças do mês de novembro de 2020
Hora da História – “Tico e os Lobos Maus”
Sugestão de Qualificação da Rotina das Crianças
Comunicação com as crianças e suas famílias: Nossas lembranças do mês de setembro de 2020
A hora da História
Distanciamento Social… Para aliviar a saudade!!!
Turma 2019
Contação de história: A incrível viagem do barquinho de papel
Circuito em dia de chuva
A casa Sonolenta
- Atividade entre o Infantil IIB, IIC e IID
Turma 2018
Combinados da turma
Dentro da sequenciada “Emoções” confeccionamos os cartazes dos “combinados da turma” onde todos participaram na seleção das figuras e montagem. Foi uma atividade que as crianças tiveram total autonomia para colagem e montagem das informações. Durante a confecção cada criança mostrou sua figura aos amigos e com suas palavras explicou se podia ou não fazer na sala/e ou os amigos. Após a montagem eles mesmos ficavam por vários momentos explicando e conversando entre si sobre os combinados.
Atividade de socialização com as crianças
Nenhum comentário:
Postar um comentário