HISTÓRIA




 O prédio da EMEB Dora e Maurício Galante, foi construído na década de 70, no Jardim Silvina – São Bernardo do Campo, a princípio com finalidades esportivas.

Em 1985 vários moradores do bairro reuniram-se com o objetivo de reivindicar uma creche para atender os filhos de mães trabalhadoras, visto que na região não existia nenhuma escola que atendesse crianças de 0 a 3 anos de idade. Reunidos e engajados nessa causa marcaram uma reunião entre representantes da Sociedade Amigos do Bairro Jardim Silvina, com o prefeito Aron Galante e seus assessores. Assim, formaram uma comissão representada por Lazara Rufina da Conceição, Ana Maria Barbosa, Raimunda Barbosa e Raimunda Juvenilha. Após uma série de reuniões, o grupo encaminhou o projeto à Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, que logo foi aprovado. 

Como não encontraram na região terreno disponível para a construção da creche, optou-se por desapropriar um clube de Squash existente no bairro. A prefeitura realizou uma reforma no prédio afim de adequá-lo para ser uma creche. Neste período a creche era vinculada à Secretaria de Promoção Social e foi inaugurada em 16 de maio de 1987, denominada Dora e Maurício Galante, em homenagem aos pais do Dr. Aron Galante, prefeito de São Bernardo do Campo, no período de 1983 à1988. 

Em 1º de Julho de 1987, o atendimento inicial foi para 33 crianças. Não existia uma proposta pedagógica e nem funções definidas entre os funcionários. A creche era apenas um lugar para abrigar e cuidar das crianças pequenas enquanto suas mães estavam trabalhando. Em 1992 as creches passaram a pertencer à Secretaria de Educação e Cultura. 

Ao longo desses anos o quadro de funcionários da unidade escolar vem passando por várias mudanças, tanto na sua composição, como na proposta de trabalho.  Atualmente atendemos seis turmas por ano da faixa etária de infantil I e II, ou seja, entre 01 e 02 anos de idade. Também contamos com profissionais de diferentes funções, como: cozinheiras, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, professores, auxiliares em educação, oficial de escola, diretor escolar e coordenador pedagógico.

Recebendo este nome devido a seus patronos são-bernardenses Dora Galante, nascida aos 21 de setembro de 1900, em Varsóvia, Polônia, e falecida aos 22 de junho de 1985, em Santos, neste Estado; e Maurício Galante, nascido aos 28 de agosto de 1902, em Varsóvia, Polônia, e falecido aos 19 de setembro de 1967, neste Município. Lutaram com ardor, enfrentando com orgulho os reveses da vida; considerando que, ao fixarem residência neste Município, prestaram relevantes serviços à coletividade são-bernardense.

Dora e Maurício Galante eram pais de Aron Galante que nasceu na cidade de Santos, no dia 26 de janeiro de 1932. Iniciou sua atuação na política quando foi eleito Vereador em São Bernardo do Campo (1977-1982), renunciando ao seu mandato de vereador em 1982, para candidatar-se e ser eleito prefeito da cidade (1983-1988).

Em sua gestão à frente do Município deu prioridade à educação e à saúde, foi um homem de grande sensibilidade para questões sociais e políticas, assim como para as causas públicas, um legítimo representante do povo e defensor dos anseios da população.




Nenhum comentário:

Postar um comentário