INFANTIL - I A

Turma 2024

Momentos da rotina no Primeiro Semestre


Turma 2023

Momentos da rotina no Primeiro Semestre

Brincar Heurístico

O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica criada no Reino Unido, na qual a criança tem a liberdade de tempo e escolha para brincar com elementos da natureza, ou materiais de uso cotidiano, podendo explorá-los livremente, para estimular o imaginário, a criatividade e o desenvolvimento em sua totalidade.

Sessão com caixas, tecidos e tubos



Sessão com areia, galhos e utensílios domésticos




Cestas, argolas, sementes e cabaças



Utensílios domésticos e bolinhas de ping pong




Utensílios domésticos e folhas




Fotos, pregadores e embalagens





Exploração sensorial com lanternas e formas geométricas de madeira e acrílico colorido


                     

                

Bolinhas de ping pong, copos, tubos e colheres de pau

             

Bacias e bolinhas

                                                       

Palitos e peças de madeira

                                                    



Expressão, construção e exploração artística com diferentes materiais


A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.

Papel craft, pincel, colheres e borra de café




Água e pincéis na lousa escura e paredes

 

Canetinhas no espelho e caixas de papelão


Pintura coletiva com tinta, pincéis e rolinhos no papel craft

                    

                  


                                                    


Leitura

Incentivar o contato da criança com os livros é essencial para que ela desenvolva o hábito da leitura desde cedo. Mesmo antes de ser alfabetizada, a criança já gosta de folhear livros, acompanhar gravuras, ouvir histórias e imaginar tudo do seu jeito. Tanto os pais quanto os professores têm um papel fundamental nessa jornada.




Corpo e Movimento

O foco principal deste trabalho se volta para o desenvolvimento da descoberta do corpo, no âmbito de investigação da consciência corporal, com o propósito de refletir sobre esse nível de complexidade envolvido no descobrimento do corpo durante a Educação Infantil.



             


Ludicidade


A palavra ludicidade advém de lúdico, derivada do latim “ludos”, que, por sua vez, significa jogo. Brincadeiras e jogos fazem parte da existência humana e eram utilizados e incentivados como meio para o conhecimento, até mesmo na Antiguidade entre os gregos. Embora não esteja presente apenas na fase da infância, a recreação faz com que as crianças aprendam muito.

Assim, quando falamos de ludicidade na educação infantil, não estamos fugindo muito desse conceito. Porém, estamos nos referindo à utilização, por profissionais, da capacidade infantil de transformar tudo em brincadeira e jogo como um instrumento para o desenvolvimento de uma gama de habilidades das crianças, desde as cognitivas às socioemocionais, o que dificilmente se conseguiria de outro modo.





Semana do Brincar (22 a 27 de Maio)






Turma 2021

Retrospectiva do mês de abril


Apresentação da Nossa Turma



Turma 2020

 Lembranças do mês de novembro de 2020


Brincadeiras com Objetos não Estruturados

Nossas memórias do mês de outubro de 2020


Sugestão de Qualificação da Rotina das Crianças 


Comunicação com as crianças e suas famíliasNossas lembranças do mês de setembro de 2020


A hora da História


Distanciamento Social… Para aliviar a saudade!!!


Turma 2019

Acolhimento no início das aulas:
A presença dos pais ou responsáveis, no primeiro dia de aula, trouxe segurança para a criança, auxiliando os educadores a conhecerem melhor o aluno.

Roda de músicas com instrumentos musicais:
As rodas de músicas acontecem diariamente em nossa rotina escolar e a cada dia utilizamos uma estratégia diferente como instrumentos musicais, caixa de música e caixa de objetos que representam as canções.

Desenho Coletivo:
O desenho coletivo torna as brincadeiras, com papéis, uma oportunidade de interação, fazendo com que as crianças percebam o bom sentimento de compartilhar aquilo que sentimos e vivemos.


 Turma 2018

Atividades no Ateliê e Contação de História

     As atividades efetuadas, no Ateliê, têm como objetivo desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade existente no imaginário infantil.
Estas atividades fazem parte do Projeto “Contação de História”, que tem como objetivo incentivar o hábito à leitura, despertar a imaginação, reconhecer e identificar diferentes personagens, envolvendo as crianças no mundo da fantasia, da imaginação e explorar cenários existentes na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário