INFANTIL - I B

Turma 2024

Momentos da rotina no Primeiro Semestre





Turma 2023

Momentos da rotina no Primeiro Semestre

BRINCAR HEURÍSTICO

O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica criada no Reino Unido, na qual a criança tem a liberdade de tempo e escolha para brincar com elementos da natureza, ou materiais de uso cotidiano, podendo explorá-los livremente, para estimular o imaginário, a criatividade e o desenvolvimento em sua totalidade.

Alguns dos materiais explorados abaixo: CDs, utensílios domésticos, talheres, argolas, pregadores...











Expressão, construção e exploração artística com diferentes materiais


A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.

Canetinhas no azulejo e no papel


                                                Tinta com rolinhos no papel craft



Carvão e giz de cera no papel craft 



Giz de lousa em peças de madeira escura



Tinta com esponjas no papel



Giz na lousa


Giz no papel camurça escuro


CORPO E MOVIMENTO


O foco principal deste trabalho se volta para o desenvolvimento da descoberta do corpo, no âmbito de investigação da consciência corporal, com o propósito de refletir sobre esse nível de complexidade envolvido no descobrimento do corpo durante a Educação Infantil.




LUDICIDADE


A palavra ludicidade advém de lúdico, derivada do latim “ludos”, que, por sua vez, significa jogo. Brincadeiras e jogos fazem parte da existência humana e eram utilizados e incentivados como meio para o conhecimento, até mesmo na Antiguidade entre os gregos. Embora não esteja presente apenas na fase da infância, a recreação faz com que as crianças aprendam muito.

Assim, quando falamos de ludicidade na educação infantil, não estamos fugindo muito desse conceito. Porém, estamos nos referindo à utilização, por profissionais, da capacidade infantil de transformar tudo em brincadeira e jogo como um instrumento para o desenvolvimento de uma gama de habilidades das crianças, desde as cognitivas às socioemocionais, o que dificilmente se conseguiria de outro modo.


 






Semana do Brincar (22 a 27 de Maio)






Turma 2020


 Memórias do mês de novembro de 2020


Brincadeiras Cantadas – Parlendas


Nossas memórias do mês de outubro de 2020


Sugestão de Qualificação da Rotina das Crianças 


Comunicação com as crianças e suas famíliasNossas lembranças do mês de setembro de 2020


A hora da História

Distanciamento Social… Para aliviar a saudade!!!



Turma 2019

Acolhimento, adaptação e rotina no período.


 Turma 2018


Desenho Coletivo

     Nesta atividade as crianças realizaram um desenho coletivo ao ar livre, utilizando canetinhas. A produção feita no azulejo ficou em exposição para apreciação dos colegas de toda a escola.

IB-1IB-2IB-3IB-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário