INFANTIL - II A

Turma 2024

Momentos da rotina no Primeiro Semestre



Turma 2023

Momentos da rotina no Primeiro Semestre


BRINCAR HEURÍSTICO

O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica criada no Reino Unido, na qual a criança tem a liberdade de tempo e escolha para brincar com elementos da natureza, ou materiais de uso cotidiano, podendo explorá-los livremente, para estimular o imaginário, a criatividade e o desenvolvimento em sua totalidade.

Alguns dos materiais explorados abaixo: CDs, utensílios domésticos, talheres, argolas, pregadores...

                                                            Galhos, pinhas e caixas


Areia colorida contra a luz


Bolinhas de ping pong, utensílios e recipientes




Bacias, utensílios, argolas e peças de encaixe



Argolas, tubos e garrafas sensoriais





EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO ARTÍSTICA COM DIFERENTES MATERIAIS


A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.

Giz na lousa



Massinha e utensílios


Canetinha e papel


Pincel e tinta no papel


Canetinha no azulejo



Pintura com garrafas


Pintura com esponja


Pintura e colagem





Confecção de insetos com material reciclado









LUDICIDADE


A palavra ludicidade advém de lúdico, derivada do latim “ludos”, que, por sua vez, significa jogo. Brincadeiras e jogos fazem parte da existência humana e eram utilizados e incentivados como meio para o conhecimento, até mesmo na Antiguidade entre os gregos. Embora não esteja presente apenas na fase da infância, a recreação faz com que as crianças aprendam muito.

Assim, quando falamos de ludicidade na educação infantil, não estamos fugindo muito desse conceito. Porém, estamos nos referindo à utilização, por profissionais, da capacidade infantil de transformar tudo em brincadeira e jogo como um instrumento para o desenvolvimento de uma gama de habilidades das crianças, desde as cognitivas às socioemocionais, o que dificilmente se conseguiria de outro modo.










Semana do Brincar (22 a 27 de Maio)





Turma 2021

Retrospectiva do mês de abril


Apresentação da Nossa Turma



Turma 2020

 Lembranças do mês de novembro de 2020


Hora da História – “Cocô no Trono”


Nossas memórias do mês de outubro de 2020


Sugestão de Qualificação da Rotina das Crianças 


Comunicação com as crianças e suas famíliasNossas lembranças do mês de setembro de 2020


A hora da História


Distanciamento Social… Para aliviar a saudade!!!



Turma 2019

Brincadeiras em setembro


Trabalhamos a leitura e seus desdobramentos através da história.
A criança cria e recria o seu imaginário! Bruxa, bruxa venha a minha festa.


Artes, brincadeira e cuidados caminham juntos!
Crianças brincando com barco de papel:
Trabalhando Ivan cruz.


2 Vídeos musicais: A baleia e Fumaça


Caça ao mosquito da Dengue 

Mês de abril – Nossos momentos / socialização e integração com Infantil IID

Mês de março – Período de adaptação com muitas novidades

Mês de fevereiro – 1º dia na Creche com a família



 Turma 2018

 Atividades diversas

    • Música e Movimento

As crianças reproduzem os gestos de acordo com os comandos musicais. Se divertem enquanto desenvolvem coordenação motora e corporal.

    • Contação de História

Após ouvir uma história através do livro é contada a mesma história com objetos diversos dando margem a imaginação e levando em conta a fala das crianças.

    • Faz de conta

Momento em que podem escolher um personagem e brincar livremente. A fantasia os alegra a estimular e interagir com o grupo.

    • Ateliê de Artes

Espaço destinado para criação e exploração de diferentes recursos usados par desenvolvimento de habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário